Uma menininha brasileira em Nova York

Friday, August 18, 2006

De olho no próprio umbigo

Antes de dormir, olhei um site que me deu boas dicas de como cuidar do seu umbigo, depois que você nascer. A gente esquece o básico, às vezes, de uma gestação para outra! Agora não vou esquecer mais:

"Alguns bebês têm mais secreção que outros, mas geralmente, a limpeza do local três vezes ao dia, uma após o banho e as outras duas, após a troca de fralda, é suficiente.Uma boa dica para evitar contaminações, é lavar as mãos após a troca de fraldas antes de cuidar do umbigo ou cuidar dele antes de limpar os genitais. O melhor produto para a higiene é o álcool a 70%, muito usado nas maternidades. Para limpar, levante o coto (parte que restou do cordão) com cuidado, para não puxar, molhe levemente a ponta da haste flexível (cotonete) com o álcool e limpe a base do coto, local onde mais se acumula a secreção. Não se preocupe, pois este tecido já perdeu sua função e não possui mais sensibilidade, portanto o bebê não sentirá dores, apenas um pequeno incômodo devido à temperatura fria do álcool. Após a limpeza, cubra-o somente com a parte superior da fralda descartável. O umbigo cai em média de sete a quinze dias após o nascimento, dependendo da higiene (quanto mais limpo você manter o local, mais rápido ele cairá). Porém, se não cair antes de vinte dias, não se preocupe, pois depende também do organismo do bebê. Quando o umbigo está por cair ou logo após a queda, podem ocorrer pequenos sangramentos, isso é normal."

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Cristiana, adorei a listinha do post anterior, acho que certas coisas, mesmo que sejam verdade (em alguns casos) não devem ser ditas, para ninguém, imagine para as sensíveis e encucadas grávidas. Eu detesto quando alguém conta alguma tragédia que envolva nascimento para alguma gestante, é o cúmulo da falta de sensibilidade. Certas coisas não precisam ser lembradas e, muito menos, contadas em detalhes.
Quanto ao umbigo uma curiosidade, aí em NY eles mergulham as crianças antes de cair o umbigo? Acho essa questão muito engraçada porque aqui em Porto Alegre no Hospital Moinhos de Vento eles dizem que até cair o umbigo só se deve dar banho com paninhos, e o Mãe de Deus elas mergulham o bebê na água no dia que nasce.
Beijos.

6:42 AM

 
Blogger Cristiana said...

Oi, Márcia, vou ter de fazer uma pesquisa por aqui. :-) Mas acho que vou seguir o que fizemos com o Luca: banho desde o primeiro dia. Banhos curtos, mas banhos de verdade! Quanto à lista da Roberta, é ótima mesmo. Na gravidez do Luca, eu saía do lugar sempre que me contavam uma história esquisita. E evitava ler também qualquer coisa que me deixasse mais tensa! Beijos!

12:37 PM

 

Post a Comment

<< Home