Uma menininha brasileira em Nova York

Saturday, February 24, 2007

Soninho

A Grazi me perguntou sobre qual a recomendação médica para horas mais longas de sono. Segundo o Dr Michel, o melhor remédio é mesmo deixar chorar. Ele garante que o bebê chora por três noites apenas, depois percebe que consegue se acalmar sozinho - e dorme lindamente por um período de até dez horas.

Eu e o Lúcio, por pura sorte, nunca tivemos de tirar essa prova. Você, naturalmente, aceitava bem a chupeta quando dava seus resmungos noturnos. Sinal claro de que não estava com fome, ou seja, não precisava acordar para mamar. Verdade seja dita: antes de te botar para dormir, eu insistia numa mamada longa e eficiente.

Foi tão fácil que a comparação com o seu irmão é inevitável. O Luca, até os nove meses, antes de o meu leite "secar", mamava pelo menos uma vez de madrugada. Depois, fomos de mamadeira, para alimentar nosso pequeno que era imenso na época. (Ele batia o percentil 97 em peso e altura, imagine.) Quando nos mudamos, para NY, em fevereiro de 2004, a Gabi acordava de madrugada para preparar o leitinho - sempre puro, sem chocolate ou qualquer tipo de açúcar. Mais tarde, quando o seu irmão já tinha mais de dois anos, foi a vez de a Dani passar a deixar a mamadeira ou o copo pronto, para que ele tomasse sozinho de madrugada.

Atualmente, o Luca só toma um leitinho com uma gota de Nescau antes de dormir. Vai a noite inteira sem resmungar ou pedir nada. Até hoje me pergunto se ele tomava o leite por conta de um hábito ou se era por fome mesmo. Jamais vou saber. Mas já sei que essa dúvida, eu não terei em ralação a você.

Quanto a deixar chorar, acredito que o médico tenha razão em defender essa filosofia, mas agradeço a Deus por não ter tido de fazer isso com você. Seu pai e eu perdemos muitas noites de sono por causa do Hugo, filho do vizinho de porta, que chorava horas até que a gente ouvisse um sinal de afago. Sempre me perguntei se, no caso dele, era mesmo só fome ou dengo ou se era uma dorzinha qualquer. Difícil saber.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home