Uma menininha brasileira em Nova York

Thursday, March 23, 2006

Programa

Eu e você ontem fomos ao nosso primeiro concerto. Espero que você goste de cultura, que entenda que ela deixa o mundo mais bonito, que aproxima as pessoas e nos faz sonhar. A gente foi ao Carnegie Hall, uma casa lindíssima perto do Central Park, para assistir à "Paixão Segundo São Mateus", de Johann Sebastian Bach. Foi lindo - e longo.

O maestro Ricard Westenburg é um apaixonado por esta obra. No livreto, diz que a peça de 1727 é considerada "a maior conquista feita por um único artista". Westenburg sempre apresentou a "Paixão..." em igrejas, mas não pareceu intimidado pelo tamanho da platéia. Encaixou um dos dois corais de adultos no segundo andar do teatro. No palco, duas orquestras, um coral de adulto, outro de crianças, dois solistas. Dessa maneira, há trechos, em que a impressão que se tem é a de que a música está em todos os lugares ao mesmo tempo.

O que gosto em programas assim é me sentir "privilegiada e desafiada", exatamente como escreveu o mastro no livreto. Apesar das três horas e meia de apresentação, o público presta atenção, se mostra encantado com a qualidade do que vê. Teve um momento em que tive a certeza de estar engatinhando nesta área. Um casal na minha frente acompanhava o concerto com uma partitura na mão...!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home